Fé e lazer se misturam em Santuário Católico de Cidade Ocidental

Construído na década de 80 na Cidade Ocidental, espaço recebe caravanas de diversos estados durante os fins de semana

Jardim da Imaculada é um dos mais importantes santuários católicos do Brasil.

Localizada a 48 quilômetros do Plano Piloto, a Cidade Ocidental (GO), Região Metropolitana do Distrito Federal, abriga um dos mais importantes santuários católicos do Brasil: o Jardim da Imaculada. Com uma ampla área verde, o espaço, além de encontros religiosos, também recebe turistas diariamente interessados em conhecer e desfrutar do espaço para piqueniques, ensaios fotográficos ou apenas para descansar. Segundo os organizadores, caravanas de diversos estados passam por ali durante os fins de semana, com destaque para os amazonenses, mineiros, goianos, paulistas e nordestinos. Os brasilienses também vão em peso.

Hoje, além das dezenas de missas, os visitantes também buscam lazer nas áreas verdes. O principal evento realizado é o Canta Jardim, que ocorre sempre no mês de agosto. Frei Amilton, guardião responsável pelo Santuário, explica que o evento surgiu em 1997, como forma de comemoração do aniversário de 20 anos do local. Desde então, reúne cantores e bandas católicas, com momentos de adoração, pregações, orações, confissões e muito louvor. “O evento consiste em um dia cheio de muitas atividades, com missas, palcos de música, pregações em anfiteatros e capelas, lançamentos de livros histórico-religiosos, além de tendas para atividades específicas, com momentos de oração e brincadeiras com as crianças, ou ainda espaços para discernimento vocacional, com a assistência de frades e irmãs”, acrescenta o Frei Amilton. 


A “Missa do Impossível” dura em torno de quatro horas e arrasta multidões.

O frei comenta que é difícil estimar o público. “Não sabemos nem o número exato, mas estima-se que todo ano, cerca de 15 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças, venham para o nosso evento”. Atualmente, o santuário também abriga o primeiro ano de formação franciscana com o postulando, em que jovens vocacionados começam a vivenciar o estilo de vida e a espiritualidade franciscana. Serve de moradia para padres, freiras, freis e religiosos de todas as partes. Devido à estrutura física, também é usado para eventos dos mais variados grupos, que ao longo do ano realizam retiros e encontros de formação. “Começamos a vir pelas missas, mas o espaço é muito relaxante e bonito, dá para descansar, trazer crianças e fazer outras coisas”, conta Tiago Ângelo. 

História

O Jardim da Imaculada foi construído na década de 1980 como forma de agradecimento pela beatificação de Frei Maximiliano, que morreu na segunda guerra mundial. O templo homenageia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e São Maximiliano. O espaço foi revitalizado há três anos, mas manteve as bases da construção original. A forma do edifício imita um manto de Nossa Senhora.

Além das missas semanais, todo domingo acontece as“Missas do Impossível”, celebração que dura em torno de quatro horas e arrasta multidões. A duração da celebração não desanima os fiéis, muito pelo contrário. Frequentadora do local há anos, Maria do Carmo de 55 anos afirma que as missas não são cansativas: “Eu nem vejo o tempo passar, saio daqui com a fé renovada sabe? o espaço é acolhedor, traz paz para a gente”, conta a aposentada. 


Espaço foi revitalizado há três anos, mas manteve as bases da construção original.

Ao longo de todo ano alguns eventos são celebrados no Santuário, entre eles:

Festa da Coroação de Nossa Senhora

Solenidade de São Francisco

Canta Jardim

Solenidade de São Maximiliano

Solenidade da Imaculada Conceição

Encontro Nacional da MI

Serviço

O santuário Jardim da Imaculada é aberto todos os dias para visitação e as missas acontecem duas vezes por dia:

De Segunda à Sexta-feira: Manhã: 6:30 | Noite: 20h

Sábado: Manhã: 9h

Domingo: Manhã: 6h30 | Noite: 16h 



Por Natália Ribeiro
Google Plus

Por Paulo Melo

Cidade Ocidental . net

0 comentários:

Postar um comentário