José Eliton vê relatos animadores de prefeitos do Entorno do DF sobre obras do Goiás na Frente

Na primeira reunião de trabalho com prefeitos do Entorno do Distrito Federal, hoje à tarde, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador José Eliton recebeu relatos animadores sobre as obras do programa Goiás na Frente que estão em andamento na região

Ao saudar os prefeitos, o governador sinalizou com a continuidade das parcerias com os municípios e reafirmou que as ações municipalistas serão intensificadas. “Estamos reiterando nosso compromisso e convicção da relação que temos”, disse José Eliton aos prefeitos, explicando que a prioridade número um do governo é o “equilíbrio fiscal” e a segunda prioridade é o programa Goiás na Frente.

Depois de uma breve saudação e de apresentar três dos novos auxiliares aos prefeitos – Carlos Alberto Leréia (Articulção Política), João Furtado (Segov) e Eduardo Zarat (Extraordinário de acompanhamento dos convênios do programa Goiás na Frente) – José Eliton pediu que cada um falasse do andamento das parcerias com o governo estadual.

Hildo do Candango, prefeito de Águas Lindas, assinalou que o governador tem sido um parceiro do Entorno do Distrito Federal e conhece como poucos as demandas da região. Aproveitou e convidou o governador para o lançamento das primeiras obras do Goiás na Frente no município.

O prefeito de Planaltina de Goiás, David Lima, disse que a sua prioridade foi dizer “muito obrigado” ao governador por tudo que o governo do Estado tem feito pelo município. Prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Roberto Souza, comemorou o fato de que sete municípios do Entorno receberão nos próximos anos royalties pelo fornecimento de água do Sistema Corumbá IV para o Distrito Federal. Ele convidou José Eliton para uma visita oficial às obras de construção do Hospital de Santo Antônio do Descoberto e também do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego). Ressaltou que os royalties da água vão mudar para melhor a realidade dos sete municípios, que hoje sofrem com a escassez de recursos, a exemplo do conjunto dos municípios brasileiros.

Cristovão Tormin, de Luziânia, assinalou que José Eliton “não foi um vice-governador decorativo, mas atuante”, com um “viés municipalista”. Segundo ele, as parcerias do município com o governo do Estado continuam com a mesma intensidade.

O prefeito de Água Fria de Goiás, José Eduardo Neto, disse confiar que José Eliton fará uma gestão municipalista, porque sempre atuou dessa forma no governo, como companheiro do ex-governador Marconi Perillo. Destacou que os dois trabalharam nos últimos anos em sintonia com os municípios.

Em Abadiânia, informou o prefeito José Diniz, as obras do programa Goiás na Frente seguem em ritmo acelerado. Ele agradeceu ao governador por tudo que o governo do Estado tem feito pelo município e, em especial, pela retomada das obras de reconstrução da GO-174. O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Soares, observou que as dificuldades do Entorno “são as mesmas”. Ele sugeriu ao governador a elaboração conjunta com o município de um planejamento de inaugurações, dado à quantidade de obras do Estado em Cidade Ocidental. “O nosso trabalho é planejar, controlar, interpretar e executar”, argumentou.

Ao falar no encontro com o governador, o prefeito de Alexânia, Allysson Lima, agradeceu a forma “republicana e democrática” com que José Eliton tem se relacionado com os prefeitos de todo o Estado, independente de filiação partidária. Lima observou que Alexânia sofre os reflexos sociais por ser um município próximo a Brasília. Sugeriu que o governo estadual articule, com o GDF, um “sistema facilitador de inspeção sanitária”, de modo a desburocratizar a entrada de produtos de Goiás no Distrito Federal.

A prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, ressaltou as parcerias do município com o governo estadual. Por causa de problema de documentação, o município não havia ainda assinado o convênio do programa Goiás na Frente, mas deverá ser celebrado agora por meio da Codego. “Vamos resolver isso hoje”, sentenciou o governador.

Também deu boas vindas e destacou a visão municipalista do governador, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, para quem, se está havendo avanço nos municípios, é por causa da forte presença do governo do Estado. “O governo tem sido muito parceiro dos municípios”, reforçou.
Google Plus

Por Paulo Melo

Cidade Ocidental . net

0 comentários:

Postar um comentário