Prefeito transparente

A transparência e a boa utilização das verbas públicas tem sido objetivos perseguidos pelo atual Governo de Cidade Ocidental desde o início desta administração. Hoje, mais uma etapa foi cumprida neste sentido com o lançamento do Programa Cidade Ocidental Transparente, que prima pela transparência, integridade e participação

O Governo Federal, através dos seus representantes, afirmou que a iniciativa destina-se a ampliar a transparência e a prevenção à corrupção nos municípios brasileiros.

O evento foi promovido pelo município em parceria com o Ministério da Transparência e a Controladoria Geral da União no salão da Secretaria de Educação de Cidade Ocidental. Estiveram presentes, na oportunidade, o prefeito, secretários municipais, vereadores e a população em geral.

Para o prefeito Fábio Corrêa, o dia marcou uma iniciativa inédita na história de Cidade Ocidental, uma vez que o próprio Governo fez questão de participar, junto aos órgãos federais, do programa. “Queremos criar uma cultura de transparência para o município e que este sentimento perdure sempre, sejam quem forem os próximos prefeitos”, disse.

Dos 246 municípios do estado de Goiás, somente dois aderiram ao programa: Trindade de Goias e Cidade Ocidental. O início do programa culminou com o lançamento do novo portal do Governo de Cidade Ocidental na internet, cujo principal objetivo é oferecer ainda mais transparência nas ações administrativas, junto à ouvidoria já criada desde o ano passado.

Para a Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção do Governo Federal, Cláudia Taya, a iniciativa da Prefeitura beneficia o morador de maneira efetiva. “O pacto pela integridade e transparência traz a oportunidade de o morador acompanhar as políticas públicas e até corrigir essas políticas, especialmente neste momento do Brasil em que precisamos combater a corrupção. O benefício final é para a sociedade”, concluiu.

O empenho do Governo Municipal em fazer da transparência uma cultura em todas as secretarias e órgãos públicos tem sido reconhecida e elogiada.

Além da parceria com a CGU, o Governo Municipal, desde o primeiro ano de gestão, já envia os balancetes quadrimestrais para a Câmara Municipal, que é o órgão fiscalizador do poder público no município. Em todas as ocasiões os membros do governo participam da entrega simbólica da documentação.

No entanto, as ações, decretos e tudo o que se relaciona ao Governo pode ser acompanhado também na edição eletrônica do Diário Oficial de Cidade Ocidental, publicado no site da prefeitura municipal.

O Orçamento Participativo também é uma das ferramentas da atual Administração para fortalecer o compromisso com a transparência. Todo ano são feitas reuniões com a comunidade de cada bairro para discutir a melhor forma para o uso do dinheiro público. Através de sugestões, os moradores de cada localidade definem as suas prioridades com base na realidade de cada bairro ou distrito.
Google Plus

Por Paulo Melo

Cidade Ocidental . net

0 comentários:

Postar um comentário